fbpx

Lâmpadas e Luminárias de Led

Lâmpadas e Luminárias de Led

Lâmpadas e Luminárias de Led

Que hoje as lâmpadas e luminárias de led são as queridinhas do mercado não é segredo para ninguém. O LED entrou no mercado para substituir as lâmpadas halógenas, que eram as gasosas. Pela sua alta eficiência energética se destacaram. Pode se dizer que a média do consumo de gasto energético das lâmpadas de LED é 10x menor do que uma lâmpada halógena, isto é, temos no mercado lâmpadas de 5W que ilumina o equivalente à uma lâmpada hálogena de 50W. Isto resulta em uma economia de 90% no gasto energético. Por isso fazer o retrofit se torna cada vez mais vantajoso economicamente para residências, comércios e indústrias, mesmo considerando que o valor das lâmpadas de LED seja maior do que as halógenas, já que com o avanço das tecnologias esse valor tem diminuído gradativamente.

WhatsApp Image 2020-10-09 at 11.37.08 AM

Além da eficiência energética, temos um baixo índice de manutenção dessas lâmpadas. A longa vida útil do LED  faz com que a troca ou manutenção desses produtos seja muito baixa, o que obviamente, também reflete nos custos. Ainda no âmbito de gastos, o conforto térmico que o LED gera, faz com que se diminua a climatização do ambiente.

Conseguimos encontrar o LED nas três temperaturas de cor mais usadas nos projetos luminotécnicos, são elas: 2700/3000k (branco quente), 4000k (branco neutro) e 6000k (branco frio). Também possuem baixa voltagem, o que nos permite usar e abusar de iluminações em piscinas, saunas, spas sem grandes riscos. O fato de se trabalhar com tecnologia em estado sólido, faz com que as luminárias/lâmpadas sejam mais resistentes à impactos, vibrações e mudanças de temperaturas. O que não acontece em lâmpadas gasosas.

Quando se trata de cores vivas e saturadas o LED é a principal indicação. Por emitir um comprimento de onda monocromático as lâmpadas coloridas possuem cores mais vivas e mais saturadas. Ideal para usar em painéis coloridos, fachadas iluminadas, efeitos especiais. Além de ser possível controlar a intensidade da luz (dimerização).

Além da eficiência energética, temos um baixo índice de manutenção dessas lâmpadas. A longa vida útil do LED  faz com que a troca ou manutenção desses produtos seja muito baixa, o que obviamente, também reflete nos custos. Ainda no âmbito de gastos, o conforto térmico que o LED gera, faz com que se diminua a climatização do ambiente.

O Poder das Luminárias de Chão

O Poder das Luminárias de Chão

O Poder das Luminárias de Chão

A luminária de chão pode ser um ótimo elemento decorativo. Além de muito funcional – serve para iluminar locais pontuais – ela ainda confere sofisticação e charme a um ambiente.

Para te inspirar, separei dois modelos diferentes em projetos de minha autoria com produtos adquiridos na InHall Ambientes.

WhatsApp Image 2020-10-09 at 5.33.24 PM

Na sala optamos por uma luminária de chão preta com cúpula em linho e pés palito, proporcionando uma iluminação intimista e aconchegante, sendo a “cereja do bolo” deste ambiente.

Já no quarto do filho, apostei em uma luminária de chão metálica com lâmpadas de filamento fumê, peça moderna, cheia de estilo e personalidade.

Efeitos de Iluminação em Projetos Paisagísticos

Efeitos de Iluminação em Projetos Paisagísticos

Efeitos de Iluminação em Projetos Paisagísticos

Não precisa ser um grande admirador da natureza para perceber que as plantas mudam no decorrer do ano. A depender das estações elas caem folhas, brotam, florescem, frutificam, etc. Esta sazonalidade traz grande vivacidade aos projetos paisagísticos pois estes nunca serão iguais e estáticos.
Pensando assim, os jardins mudam não só trimestralmente, mas diariamente. No entorno das 24 horas existe um período de escuridão: a noite; mas este também é um período em que os jardins podem ser usados.

WhatsApp Image 2020-10-05 at 4.10.18 PM

A iluminação adequada em projetos paisagísticos não só traz a viabilidade da vivência noturna ao projeto, mas consegue propor vários efeitos e sensações. Pode ser mistério, romance, alerta, sedução, vibração. Tudo depende da escolha dos objetos luminosos e do posicionamento deles no ambiente.
Neste sentido convido vocês a imaginarem comigo alguns efeitos de iluminação que enriquecem um projeto paisagístico ao nos proporcionar, não somente a beleza dos efeitos visuais da luz, mas também aguçando nossas sensações de estar naquele espaço.
Iluminação como guia. Para esse efeito cujo objetivo é nortear, conduzir percursos logo lembramos dos balizadores. Alguns possuem feixes mais largos que outros. Alguns são de embutir, outros tem design tão discreto que se camuflam na vegetação. Existem para todos os gostos. O fato de balizar um caminho com luz contribui com a sensação de segurança e reconhecimento do espaço, mas com um “charme” que a luz geral não conseguiria.

Iluminação como abraço. Quem não gosta de uma luz indireta e mais amarelada, né!? Um projeto de paisagismo pode abusar dessa luz que aconchega. A dica é usar peças com menor intensidade de luz, mas usá-las em vários pontos espalhados pelo jardim. Posicionados no plano do piso e apontados para cima serão como pequenas estrelas a iluminar as folhagens. Ao contrário, posicionados no plano do piso apontandos para baixo, funcionarão como detalhes esfumaçados no jardim. Para este efeito há uma vastidão de peças de iluminação com estrutura de luz indireta. Desde balizadores até postes.

Iluminação como realçador. Para esse caso recomendo os refletores tipo holofote. Sempre gosto de associar essa iluminação mais poderosa e marcante com espécies também poderosas e marcantes, como as palmeiras, por exemplo.
Iluminação como mistério. Aqui o efeito de luz e sombra é muito característico. Conseguimos esse efeito com spots direcionados contra outros corpos (plantas, estátuas, muros). A vantagem dos spots é que são peças muito simples e disponíveis em diversos tamanhos, intensidades de luz e potência. É possível fazer uma iluminação paisagística completa apenas com spots.

A iluminação como ponto focal. Já pensaram que a luz pode não ser apenas um realçador de algo, mas pode ser o próprio objeto a ser realçado?! Neste caso, quando a luz funciona como ponto focal o que mais importa naquele espaço do jardim não é o material do piso, não é o mobiliário, não são nem as plantas, mas a própria luz. Os recursos podem ser uma esfera iluminada, um pórtico de luz, entre outros. Peças únicas que usam a luz como design são adequadas para esse efeito.

Falo aqui sobre iluminação e sentimento pois um projeto paisagístico assinado pela Tinto Arquitetura Paisagística tem que ter alma. E neste sentido, como disse uma vez um dos organizadores da Casa Cor Minas, Ernesto Lolato; complemento em seguida que: “uma boa iluminação a gente não vê, a gente sente” e um bom jardim tem que ser sentido!

3 Passos para um ambiente aconchegante

3 Passos para um Ambiente Aconchegante

3 Passos para um Ambiente Aconchegante

O aconchego é primordial no ambiente, e por isso existem vários itens que podem ajudar a proporcionar este conforto. Um dos pontos principais é a iluminação.

WhatsApp Image 2020-10-05 at 4.30.34 PM

Passo 1 – Distribua e escolha as luminárias certas de acordo com o ambiente. É necessário que seja analisado e definido o tipo de peça e cor da iluminação de acordo com o uso do espaço.

Passo 2 – Escolha uma peça destaque para o ambiente. Ideal que seja uma peça onde a luz seja indireta trazendo realce e atraindo os olhares dos usuários; uma boa opção é a luminária de piso.

Passo 3 – Faça um mix de níveis, use a criatividade! Mescle, use e abuse das diversas opções que temos no mercado. A composição de peças deixa o ambiente ainda mais rico em detalhes, além de proporcionar maior flexibilidade de acordo com o uso momentâneo.

A iluminação é capaz de transmitir sensações, ela transforma. por isso saber como e quando usar faz toda diferença!

Almofadas e Tapetes

Almofadas e Tapetes

Almofadas e Tapetes

As almofadas trazem a sensação de conforto e aconchego para a decoração e dão uma cara nova ao ambiente. Não é apenas com reformas ou grandes móveis que você muda a casa, mas também usando uma linda decoração com almofadas.

As almofadas trazem a sensação de conforto e aconchego para a decoração e dão uma cara nova ao ambiente. Não é apenas com reformas ou grandes móveis que você muda a casa, mas também usando uma linda decoração com almofadas.

WhatsApp Image 2020-09-30 at 11.58.01 AM

Decoração do sofá com almofadas

Combinar almofadas para sofá com padrões neutros e com nuances claras é uma opção atemporal e segura para a decoração de almofadas no sofá.

Mas se quiser ousar na decoração da sala com almofadas, a dica é algumas almofadas de cores fortes e estampas estão muito em alta.

Tapetes

Para definir o tamanho dos tapetes é preciso se basear na medida dos mobiliários e dos cômodos. “Quando ele está sendo usado para definir um ambiente, deve ficar de 15 cm a 20 cm maior que a área que está demarcando”. Abaixo do sofá, ele deve entrar cerca de 10cm. No caso de poltronas, é ideal que a peça fique inteira sobre o tapete. Para salas de jantar, é preciso calcular o espaço necessário para manejo da cadeira sem que ela enrosque no mesmo.

Definir ambientes

Em espaços integrados, é possível usar o acessório para demarcar ambientes. Uma peça pode definir a área da sala de jantar enquanto outra determina o estar, por exemplo. Para coordenar os tapetes em ambientes integrados, é importante que uma peça tenha mais personalidade, enquanto a outra siga um estilo mais neutro.

Como compor com almofadas

Como compor com Almofadas

Como compor com Almofadas

As almofadas são uma forma prática, linda e super versátil  na decoração, o uso delas traz ao ambiente conforto e aconchego, além de serem um charme.

São ótimas opções para renovar o ambiente, trazendo cores, formas, textura e até mesmo dando vida ao espaço, podem ser usadas tanto em áreas internas como externas e até mesmo em piscinas.

WhatsApp Image 2020-09-29 at 11.26.12 AM

Uma dica para não errar na escolha é sempre olhar o ambiente que quer colocá-las, ver quais as cores predominantes e escolher cores complementares.

Sofás, cadeiras e poltronas estampadas pedem almofadas de cores lisas.

Em áreas externas de piscinas use cores e estampas para alegrar e trazer mais vida ao local.

Você pode também usar almofadas estampadas e lisas juntas caem muito bem na decoração.

O bom das almofadas é que você pode estar sempre renovando o ambiente, trocando-as usando cores, formas, texturas e estampas que o mercado fornece.

Busque sempre um profissional ou uma loja especializada para não errar e fazer feio no seu ambiente. Essas são as nossas dicas de como compor com almofadas.

Iluminação sem forro de gesso

Iluminação sem Forro de Gesso

Iluminação sem Forro de Gesso

O tipo de iluminação (temperatura da lâmpada e efeitos) deve ser pensado de acordo com a necessidade de cada ambiente, mas podemos trabalhar com iluminação geral e iluminação de efeito mesmo em ambientes sem forro de gesso.

  • Para iluminação geral, a peça mais recomendada é o plafon de sobrepor, que pode ter luz direta ou indireta.
WhatsApp Image 2020-10-05 at 4.22.29 PM
  • Os trilhos com spots também são uma ótima opção, pois além de serem super práticos, podemos utiliza-los como iluminação geral e de efeito, criando várias possibilidades. Também podemos utilizar spots individuas de sobrepor com a mesma função.
  • Os pendentes são excelentes opções, pois além de iluminarem, fazem parte da decoração. Com tantos modelos, estilos e tamanhos conseguimos são facilmente adaptados em qualquer ambiente.
  • Para um efeito mais decorativo podemos incluir a iluminação na marcenaria, com fitas de LED, criando um ambiente bem aconchegante. E podemos combinar com outras opções de iluminação criando vários efeitos e ambientações.
  • Ainda para iluminação com efeito, temos as opções de peças soltas: luminária de piso, luminária de mesa e abajur que possuem a luz mais direcionada facilitando algumas tarefas como leitura e trabalho. Também possuem vários modelos e tamanhos, se adapatando facilmente a necessidade e gosto do cliente.

 

Temperatura ideal das lâmpadas

Temperatuda ideal das Lâmpadas

Temperatura ideal das Lâmpadas

Escolhendo a temperatura ideal para cada ambiente.

Muitos não sabem o quanto a temperatura influencia em cada ambiente, a importância que ela tem em gerar conforto e ser funcional, seja em projetos residenciais ou comerciais. Na hora de projetar qualquer ambiente penso logo qual será a temperatura ideal das lâmpadas, por ser essencial para o projeto de iluminação.

Mariana Campos

Classificamos em cores quentes uma iluminação mais amarelada onde atinge a escala de 800 a 3000 kelvin, onde traz a sensação de calmaria, relaxamento e aconchego. Costumo usar esses tons em quartos, salas de estar, em alguns casos aplico em banheiros e lavabos, restaurantes e bares. Quando falamos em cores neutras, em uma escala de 4.000 a 5.000 kelvin, traz uma sensação de luz natural, uma iluminação que desperta a atenção e concentração das pessoas, é usual em cozinhas, área de serviço, lojas e pontos comerciais.

Já as denominadas cores frias, que é uma iluminação mais azulada, vai de uma escala acima de 5.000k, usada em áreas que exigem muita atenção como hospitais, clínicas e industrias.

Na hora de executar um projeto de iluminação alguns ambientes nos permitem mesclar as temperaturas, um exemplo é quando se trata de ambientes integrados, como cozinha e sala de jantar, na cozinha você sente a necessidade de uma iluminação neutra, pois requer atenção na hora do preparo de alimentos, já na área de jantar poderá ser um ambiente de maior descontração aí usamos uma iluminação mais amarelada.

Por isso é muito importante ficar atento a temperatura de cor escolhida para o seu projeto luminotécnico, para que ele atenda e cause o efeito esperado por você!

Transformando com Papéis de Parede

Transformando com Papéis de Parede

Transformando com Papéis de Parede

O papel de parede é um grande aliado na hora de renovar a decoração de um ambiente. É possível, através da grande variedade do mercado, mudar totalmente um espaço, fazendo com que ele fique mais moderno, clássico, alegre ou ousado de forma rápida e fácil.

Não há regras para a escolha de um papel de parede, ele traduz a personalidade das pessoas através do ambiente! Um papel floral remete à delicadeza e dá um ar romântico; os papéis com estampas geométricas já possui uma característica moderna e até mesmo ousada dependendo da composição; papéis neutros com texturas podem trazer a sensação de elegância e aconchego.

PB

Há ainda possibilidades de brincar com os papéis fazendo uma composição de um ou mais modelos ou cores. Podemos revestir um ambiente inteiro ou apenas uma parede, usar a mesma estampa em cores diferentes para criar um ambiente mais alegre e ousado, fazer composições de papéis estampados com papéis texturados. São infinitas possibilidades que nos permitem criar ambientes únicos, com uma pequena intervenção.

A dica que sempre carrego comigo, além de avaliar os perfis dos meus clientes, é avaliar o local que irá receber este papel. Se o ambiente já possuir uma marcenaria mais imponente ou adornos mais coloridos, opto por papéis mais neutros que converse com a paleta de cores do local. Se projeto um espaço que irá receber papel em todas as paredes, tento sempre usar tons amenos ou estampas mais delicadas para que não fique um ambiente muito carregado e cansativo. Em quartos, sempre que possível, usamos o papel na parede da cabeceira, para que o usuário não esteja constantemente olhando para ele e não fique enjoado rapidamente da estampa, ou utilizamos papéis com texturas que trazem aconchego. Sempre tento optar por papéis vinílicos, que facilitam a limpeza; Texturizados, com diferenças de relevos, que valorizam a parede junto com a iluminação; e também os geométricos minimalistas, que deixam os ambientes mais modernos, dinâmicos e sofisticados através das formas geométricas e traços finos.

Outra dica que é sempre bom lembrar: papéis de parede não são indicados para áreas molhadas, então nada de colocar em áreas externas ou que possuem humidade! Isto pode danificar o produto e diminuir bastante a sua vida útil! É muito comum ver lavabos revestido com papel de parede e criando ambientes diferentes e encantadores, por ser uma área que não possui humidade e nem chuveiro, porém é sempre bom avaliar o dia a dia dos usuários e a forma de limpeza da casa, se a pessoa gostar de sempre lavar e jogar água, não indicaremos o material para este ambiente!

Esteja sempre atento aos detalhes do ambiente, às sensações que o papel de parede irá causar e escolha o que mais traduz a sua personalidade para não ter erro na escolha!

Lavabo dos Sonhos

Lavabo dos Sonhos

Lavabo dos Sonhos

O lavabo é, sem dúvidas, o cartão de visitas de qualquer casa! E é um dos ambientes que merece atenção especial na hora de decorar. Por ser tratar um espaço pequeno, não é difícil deixá-lo charmoso e cheio de identidade.

Ele consiste basicamente em uma área com pia e uma bacia sanitária. Local ideal para receber as visitas sem que os moradores da casa percam sua privacidade, já que evita a circulação pelo banheiro privativo da casa. Esse pequeno ambiente é cheio de potencial e permite grandes ousadias – já que as pessoas permanecem pouco tempo dentro dele. E hoje eu vim trazer algumas dicas valiosas para ter um lavabo elegante, prático e aconchegante!

WhatsApp Image 2020-09-29 at 11.20.07 AM

ESPELHO, ESPELHO MEU!

O espelho do lavabo deve ser o grande atrativo! Fuja dos modelos convencionais. Invista em modelos com formatos diferenciados, molduras elegantes e até com iluminação embutida.

SEJA CRIATIVO, USE PAPEL DE PAREDE

Uma das minhas melhores dicas para deixar o lavabo sofisticado é utilizar um papel de parede que tenha a sua identidade. Se você tem personalidade delicada e romântica, que tal apostar nos motivos florais? Estampas geométricas, como o xadrez vão bem para aqueles que preferem o tradicional. Gosta de ousar e não quer passar despercebido? Escolha grandes padronagens cheias de cor: com certeza terá um ambiente inesquecível.

 

A aplicação do papel de parede é bem fácil e o lado positivo é que, caso canse dele, é muito simples de trocar. Uma forma rápida e acessível de trazer uma cara nova para o ambiente.

ACERTE NA ILUMINAÇÃO IDEAL!

Não podemos nos esquecer da iluminação, não é mesmo? Por isso, a dica de ouro é evitar as luzes superiores próximas ao espelho: elas projetam todas as sombras de cima para baixo, causando um efeito indesejado para quem utilizam o espelho.

A iluminação ideal para lavabos é uma iluminação frontal e difusa, que venha direto da parede. Mas como fazer isso? Podemos usar espelhos iluminados ou flutuantes com fitas de led embutidas. São escolhas modernas que vão proporcionar a iluminação uniforme ideal para o local. Já as arandelas nas laterais do espelho são uma opção que trazem charme e identidade para o ambiente! Aposte nelas e você terá um lavabo elegante e funcional. Uma dica importante é escolher arandelas que tenham o vidro jateado, leitoso ou até mesmo canelado. Esse tipo de vidro é um ótimo difusor de luz.

O modelo Torch – da Casual Light – é uma opção extremamente sofisticada que mistura o metal preto e dourado e traz uma atmosfera moderna e minimalista para o ambiente. Também com o requinte do dourado, temos o modelo J – da Itamonte – com design clean e ousado.

 Escolhas certeiras para um lavabo dos sonhos!