Temperatura ideal das Lâmpadas
Escolhendo a temperatura ideal para cada ambiente.
Muitos não sabem o quanto a temperatura influencia em cada ambiente, a importância que ela tem em gerar conforto e ser funcional, seja em projetos residenciais ou comerciais. Na hora de projetar qualquer ambiente penso logo qual será a temperatura ideal das lâmpadas, por ser essencial para o projeto de iluminação.
Classificamos em cores quentes uma iluminação mais amarelada onde atinge a escala de 800 a 3000 kelvin, onde traz a sensação de calmaria, relaxamento e aconchego. Costumo usar esses tons em quartos, salas de estar, em alguns casos aplico em banheiros e lavabos, restaurantes e bares. Quando falamos em cores neutras, em uma escala de 4.000 a 5.000 kelvin, traz uma sensação de luz natural, uma iluminação que desperta a atenção e concentração das pessoas, é usual em cozinhas, área de serviço, lojas e pontos comerciais.
Já as denominadas cores frias, que é uma iluminação mais azulada, vai de uma escala acima de 5.000k, usada em áreas que exigem muita atenção como hospitais, clínicas e industrias.
Na hora de executar um projeto de iluminação alguns ambientes nos permitem mesclar as temperaturas, um exemplo é quando se trata de ambientes integrados, como cozinha e sala de jantar, na cozinha você sente a necessidade de uma iluminação neutra, pois requer atenção na hora do preparo de alimentos, já na área de jantar poderá ser um ambiente de maior descontração aí usamos uma iluminação mais amarelada.
Por isso é muito importante ficar atento a temperatura de cor escolhida para o seu projeto luminotécnico, para que ele atenda e cause o efeito esperado por você!
Clique e faça o seu orçamento